Se você nunca fez uma consulta com uma psicoterapeuta e/ou psicanalista e se pergunta como vai ser, essa é uma dúvida válida. Afinal, ninguém nasce sabendo como tudo funciona.
A Psicologia clínica é um campo enorme e existem diferentes linhas de trabalho. Assim, há coisas que podem variar dependendo da linha de trabalho escolhida, e também do estilo de cada psicoterapeuta, uma vez que as pessoas não são iguais. Mas existe uma coisa que você deve esperar de todo mundo que trabalha com isso: o sigilo. Ou seja, a psicoterapeuta que te ouvir deve guardar para si aquilo que ela ouve, já que é preciso preservar a intimidade da pessoa atendida.
Com relação à psicoterapia de orientação psicanalítica, o que é pedido a cada pessoa que chega é basicamente o seguinte: fale o que vier à cabeça. E é importante fazer isso sem julgamento. Sem achar que é bobagem ou que não tem importância.
Algumas pessoas têm mais dificuldade para falar, outras menos. O fundamental é vir, falar e seguir falando, pois isso tem efeitos. Cada pessoa tem o seu próprio ritmo e isso também é respeitado. E então, aos poucos e ao longo do tempo, podemos recolher os efeitos do trabalho de terapia.
Então, trata-se de algo que é simples (e nada simples): venha e fale. É preciso partir daí.
10 de março de 2024