Em tese, todo mundo pode precisar. Na verdade, seria melhor perguntar: quando alguém precisa de psicoterapia?
A psicoterapia tem o poder de trazer benefícios quando há uma questão em nossas vidas, isto é, no momento em que a gente se questiona a partir de problemas ou dificuldades. O sofrimento pode ser intenso e/ou crônico, mas não é necessariamente ele que leva alguém a procurar um tratamento. Para além disso, o que leva alguém para a psicoterapia é um não saber sobre a sua própria dor, ou mesmo por que ela está ali. Enfim, uma crise na leitura que a pessoa vinha fazendo sobre o seu mal-estar.
Assim, quem precisa de uma psicoterapia de orientação psicanalítica é quem está mais perto de um questionamento sobre si, sua relação com os outros e com o mundo. Desse modo, a terapia não é algo voltado para o tratamento exclusivo de transtornos e síndromes, por exemplo. Ela também pode se dedicar às inquietudes e ao mal-estar relacionados com as diversas formas de existir.
Em suma, tem a ver com a inquietação com perguntas do tipo “O que é que eu estou fazendo com a minha vida?” e a construção de respostas possíveis para ela.
10 de março de 2024